terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Livro: O Cão dos Baskerville

4 comentários

O Cão dos Baskerville
Arthur Conan Doyle
ISBN: 8537809551
Páginas: 264
Lançamento: 1902
Preço: R$13.23
Editora: Zahar
Pontuação: ( 5/5 )
"Conhecido como um dos primeiros best-sellers do século XX e considerado o melhor romance policial já escrito, "O cão dos Baskerville" arrebata o leitor com seu enredo de horror gótico, um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos. Baseado em lendas locais sobre cães negros e fantasmas vingativos, esse é mais um caso brilhante do imbatível detetive de Baker Street. " 

Esse foi o primeiro contato com Sherlock Holmes que tive até hoje. É óbvio que eu já conhecia o personagem e entendia as referências gerais, mas até então não havia nem lido nem visto qualquer filme ou seriado com o personagem, de fato.

Escolhi começar pelo Cão dos Baskerville por mero acaso monetário. O livro foi comprado 2 anos atrás, na bienal do livro, na banca da editora Zahar em promoção por algo em torno de 15R$. Se me conheço bem, não teria pago mais que isso em algum livro que não conheço. Daí peguei minhas comprinhas do dia e guardei na minha estante a espera do fatídico dia que o tiraria para ler.

Peguei ele por acaso outro dia, buscando inspiração para um conto que eu venho escrevendo. Já conhecendo a história do Poirot de Agatha Christie e seu ritmo de narrativa, pensei que não fosse gostar muito, e daí peguei, mais ou menos desanimada, para ler no meu trajeto para o trabalho.

Acontece que eu devorei O Cão dos Baskerville em menos de 3 dias. Eu literalmente engoli cada página, desesperada para saber o que estava acontecendo. Nunca imaginei que diria isso, mas Arthur Conan Doyle é um dos melhores escritores que já li em toda a minha vida! A sua capacidade de criar cenários e personagens apenas com diálogos é algo que nunca tinha visto antes, para não falar na fluidez da narrativa e no emaranhado de arcos que ele administra ao longo de todo o livro sem perder o fio da meada.

Não falarei muito da trama aqui, já que provavelmente terei um post só para isso no Pássaro Príncipe,  mas adianto que o mistério é tão bem construído que você logo se vê tão ansioso quanto os personagens na busca da solução do caso.

Recomendo esse livro sim, para qualquer um em qualquer idade. Cheguei a passá-lo para meu pai, que leu num tempo recorde de 2 dias, e saiu ansioso para o próximo livro da coleção. Agora vou só esperar a editora lançar os próximos para completar os volumes todos no mesmo estilo :)



Ah, aproveito também para elogiar essa edição de bolso da Zahar. Se você me segue pelo Twitter (@laz100pgs), já sabe que eu não sou muito fã de edição de bolso, provavelmente por conta de minhas experiências com a Martin Claret (irrrk!). Mas essa daqui realmente me surpreendeu. A qualidade é incrível, a capa dura é levemente aveludada, as páginas são todas em tom creme e de fácil leitura, existem ilustrações originais ao longo de todo o livro e toda a paragrafação e projeto interno editorial são muito bem arranjados. Não tenho nenhum outro livro dessa editora, então não sei dizer se o zelo permanece em todas as outras obras, mas assim que tiver outro volume volto aqui pra contar :)


Esse é um livro maravilhoso para pessoas impacientes (como eu), e espero que, se você ainda não leu nada desse autor, que corra agora e faça sua leitura! Se você tem vontade de ser escritor algum dia, eu reforço minha recomendação, vá e leia agora um romance de Arthur Conan Doyle. Vá lá e leia qualquer coisa, você precisa ver como os diálogos são construídos com maestria aqui. E com certeza poderá aprender, em uma leitura, muito mais do que em qualquer curso de escrita criativa.

Depois não diga que não avisei!

4 comentários :

  1. Opa, então esse é bom mesmo? =)
    Estava procurando algo novo para ler, vou começar por esse do Sherlock então. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marina! :D É muito bom sim, vale a pena!
      Depois volta aqui e conta o que achou ein <3

      Excluir
  2. Valeu pelas imgs! Mto bom!

    ResponderExcluir